Maratona Rota da Bairrada 2012

No passado domingo, decorreu a 1ª Maratona Rota da Bairrada. Sendo uma prova que se realizava mesmo perto de casa, resolvi ir directamente de bike. Assim os 9km até ao local da partida iriam servir de aquecimento.

Cheguei ao local da partida, faltava então cerca de 15min e dirigo-me conforme é natural ao controlo 0, qual é o meu espanto quando em pedem para me dirigir à box de partida da maratona, ou seja bem lá na frente :) coisa nova para mim pois costumo sempre partir cá atrás.

Dado o tiro de partida e como já é natural, é tudo a dar-lhe gás, os primeiros km fizeram-se muito rápido com média a rondar os 45km/h, mas mal entramos nos trilhos começou a confusão, muito devido ao facto dos trilhos terem muita lama e poças de água.
Passado 8km surge a primeira subida e como já calculava muito inclinada e cheia de lama dificultando a sua passagem, finalmente no topo começa a descida não mais fácil pois fitada dum lado e doutro, procedimento tipicamente utilizado nas provas de XCO. Muita gente a desmontar e mesmo assim muita gente a escorregar e a cair.
Ao km10 separação da maratona com a meia, e a diferença fez-se logo notar, de repente fiquei sozinho, sem a confusão e apenas com System of a Down a fazer-me companhia e a marcar o ritmo :)


Nos seguintes 20-30km de prova corria tudo lindamente e conseguia manter o ritmo que me tinha fixado de 15km/h de média geral. Numa ou outra zona, era necessário desmontar para atravessar poças de água que chegavam ao nível da coxa, o que até ajudava de certa forma a tirar alguma lama da bike.

As complicações começaram a surgir mais à frente com dificuldades em passar as mudanças, que já só passavam às duas de cada vez, e nas subidas mais complicadas onde a corrente resolvia andar aos saltos. Conclusão e para poupar a equipamento que já tinha sofrido muito Extreme, resolvi encurtar caminho. Quase a chegar à meta, faltava cerca de 200m, aparece o inesperado, mais uma zona fitada e técnica, que a meu visto não era necessária. Contas feitas terminava em 4h30 e cerca de 60km percorridos em vez dos 75km. Faltava então regressar a casa da mesma forma que tinha vindo ou seja de bike :)

Conclusão: uma manhã bem passada, numa prova que poderia ter sido ainda melhor se não tivesse tanta lama e com single tracks espectaculares. As zonas com muita técnicas não sendo o meu forte e nem adepto de XCO acabaram por quebrar o ritmo. As paisagens são muito bonitas e merecem que se volte num dia com melhores condições climatéricas. Sobre as questões de almoço e banhos não me posso pronunciar visto não ter usufruído. Sobre os abastecimentos também pouco posso acrescentar, pois apenas os utilizava para encher o bidon, o resto da alimentação (barras & gel) trazia no camelback.

Nota: Clique em 'Ver Métrico' em cima à direita para ver em km.