
Chegou finalmente o dia da estreia nesta nova modalidade :) não tendo bike de estrada, e não tendo treinado a natação (e a corrida e a bicicleta lol) optei por me estrear numa vertente mais todo o terreno do triatlo, nesso caso duatlo.
O objectivo desta estreia era apenas de me divertir ao máximo mas para manter algum carácter competitivo, e pelas classificações do ano passado, esperava terminar abaixo de 1h40.
O material já todo pronto na véspera, era só acordar e pôr-me a caminho do Jamor. Mal cheguei lá percebi logo que o nível ia ser alto, havia mais federados que amadores como eu :) se bem que mesmo nos amadores, muitos deles estavam equipados ao nível dos pros!! S-Works, Scalpel, RZ-One, etc..
Após o levantamento do dorsal, colocar tudo no lugar na zona de transição e de me informarem das regras no parque de transição, lá me dirigi para a linha da partida.
1º Segmento:
Às 11h em ponto deu-se o tiro da partida sem aviso prévio, que apanhou todos desprevenidos :) lá íamos nós a bom ritmo para 5km, deu para recuperar alguns lugares visto ter partido de muito cá atrás. O percurso foi bem pensado, com descidas, subidas, terra batida, estrada, etc...Apenas tenho a lamentar de não ter sido mais virado para o trail running já que a prova pertence à Taça de Portugal PORTerra.
Distância: 5 km
Tempo: 00:26:17
Média: 5'15''/km (11,4km/h)
2º Segmento:
Entrada no PT (parque de transição) e troca o mais rápido possível para os sapatos de encaixe, capacete posto, e saco CamelBack nas costas (levava as ferramentas necessárias para qualquer coisa que poderia acontecer), lá me dirigia para a saída do PT.
Mal passado a linha do PT, subi para cima da bike e senti logo as pernas com uma segunda vida :) pensei que afinal o segmento de BTT fosse correr bem, e correu! Fartei-me de passar gente, a subir principalmente, e é aí que se nota que por muito leve que sejam as bikes, quem sobe são as pernas eheheh (Nota: a minha pesa 12,75kg e é Hardtail lolol)
Distância: 14,5 km
Tempo: 00:54:05
Média: 16 km/h
3º Segmento:
Último segmento da prova, e o que eu ansiava mais, eram apenas 2,5km, mas após 15km de bike ia ser uma transição complicada para as pernas. No PT a troca foi rápida, trocar as sapatilhas e atirar tudo para o cesto, capacete, saco, luvas e dar um último golo no bidon. Foram 2,5km muito duros, as cãibras que já vinham desde da metade so segmento de BTT começavam a acentuar, qualquer esforço exagerado poderia obrigar-me a parar para alongar. Foi gerir ao máximo até ao fim e não abusar na última subida até à entrada e recta final no interior do Estádio Nacional do Jamor.
Conclusão:
Foi excelente para uma estreia! Irei certamente repetir mas desta vez com mais treino, nomeadamente nas transições.
Total 1:35:29
Posição: 444º/600 (sendo quase metade federados até não está mau :P )